"NÓS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA, NÃO QUEREMOS SER QUALIFICADOS E SIM OS MELHORES"

SUA PROTEÇÃO É A NOSSA PROFISSÃO

SUA PROTEÇÃO É A NOSSA PROFISSÃO

7 de nov. de 2011

SINDICATO DE ARARAQUARA AFIRMA QUE 40% DOS VIGIAS RESIDENCIAS ATUAM IRREGULARMENTE


                                                                      NOTÍCIAS
O blog SEGURANÇA PRIVADA DO BRASIL vem abordar um dos temas que incomoda a segurança privada as empresas e serviços clandestinos de segurança que contratam pessoas desqualificadas e despreparadas e sem vínculo de registro junto a polícia federal e o pior pessoas que muitas das vezes tem antecedentes criminais e que põe em prática o seguinte lema: " Você colocou o lobo para cuidar das ovelhas" ou colocou o rato para cuidar do queijo, cuidado segurança clandestina além de ser ilegal é crime.
Em Araraquara - São Paulo , 40% da vigilância residencial é feita por seguranças em situação irregular. A denúncia é do Sindicato dos Vigilantes de Araraquara e Região que recebe, constantemente, acusações de vigias atuando na clandestinidade.
O presidente do sindicato, Jorge Roberto Zacarias, afirma que o órgão possui cadastro de 3 mil profissionais que atuam de forma regular. “Porém, seguramente, sabemos que mais umas duas mil pessoas atuam sem capacitação para fazer este serviço na cidade", declara o sindicalista.
Em 2011, o sindicato recebeu denúncias da atuação de vigias clandestinos nos bairros São Geraldo, Santa Angelina e Vila Harmonia. Coincidentemente, são os mais atacados na sequência de assaltos registrada pela Polícia Militar nos últimos dois meses.
Segundo Zacarias, o risco na contratação de vigias clandestinos existe porque as pessoas não passam por cursos de técnicas de defesa pessoal, manuseio de armas nem procedimentos para garantir a segurança. "Além disso, as empresas clandestinas não fazem triagem dos contratados, o que abre a possibilidade de colocar na função de vigia, com um colete de segurança, uma pessoa que pode ter ligação com o crime", alerta.
FISCALIZAÇÃO:
A fiscalização sobre as empresas de segurança é feita pela comissão de segurança privada da Polícia Federal de Araraquara. Baseada em seu banco de dados, a PF avisa que apenas nove empresas estão regulamentadas para prestar este serviço em Araraquara.
Quando recebe a informação de uma empresa clandestina, Zacarias repassa o endereço para a PF e para o Ministério do Trabalho. "Mas nem sempre tem como fazer isto, porque os vigias entregam cartões em que constam apenas o nome e o celular, sem sede fixa da empresa, o que levanta mais suspeita", alerta.
O diretor de uma empresa de segurança cadastrada na PF, Wesley José da Silva afirma que a irregularidade no setor não está restrita apenas a imóveis residenciais, mas existe em empresas e até eventos. "A gente sabe que tem firmas em Araraquara que contratam clandestinos porque cobram até 60% abaixo do preço", diz.
DICAS PARA A CONTRATAÇÃO DE VIGIAS:
Para contratar uma empresa de segurança deve-se exigir uma série de documentos. Na lista estão CNPJ, Certificado de Segurança e alvará de funcionamento concedido pelo órgão com publicação no Diário Oficial da União, Atestado da Divisão de Registros Diversos expedido pela Secretaria de S egurança Pública, Contrato Social, Certidão Negativa de Débitos perante o INSS, Certidão de Regularização Fiscal, Certidão de Distribuição de Ações Cíveis e de Execução Fiscal Estadual e Municipal e Certidão de Dívida Ativa da União. Segundo orientação da Polícia Federal, sem um destes itens, a empresa certamente não está qualificada nem adequada para atuar no setor. 
Fonte:EPTV 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...