Com a especialização das unidades especializadas das polícias brasileiras e serviços táticos tanto na área operacional da segurança pública e privada, a partir dos anos 90, rapidamente percebeu-se que o bom e velho coturno militar não mais servia como componente para o trabalho tático. Os policiais brasileiros e profissionais de segurança à semelhança dos profissionais de outros países, começaram a buscar botas de emprego tático que atendessem as necessidades de um trabalho específico, duro e de alto risco. Assim,à falta de produtos nacionais, buscou-se abastecer as forças especiais com caríssimas botas de fabricação estrangeira, as quais muitas vezes chegavam a custar quase o salário de um policial ou profissional de segurança.
Além disso, a padronização exigida no uniforme e equipamentos desses Policiais forçava a procura por elementos que fossem passíveis de fácil aquisição e simples substituição em casos de desgaste ou defeitos de fabricação. Com a abertura das importações, a demanda por botas de emprego tático pode ser suprida em parte pelos produtos estrangeiros, mas o problema do custo está sempre presente, principalmente em tempos de alta do dólar.
Felizmente, já podemos contar com produtos nacionais de excelente qualidade, que não só rivalizam com os produtos importados como também oferecem muito mais vantagens que os seus similares.
Os produtos Guartelá começaram a ser desenvolvidos no início da década de 90, sendo parte da linha de botas especiais fabricadas pela industria White Snake para a prática de montanhismo, situada no complexo industrial de Curitiba. Estes equipamentos têm desde o seu início um conceito voltado para a obtenção de um desempenho superior e uma grande durabilidade, proporcionando ao usuário destas botas um sentimento de segurança e economia mesmo em condições de trabalho altamente desfavoráveis, como em manobras de descida em paredes, terrenos lamacentos, trilhas pedregosas, subida de montanhas, etc.Pela sua robustez e conforto alguns modelos fabricados logo chamaram a atenção de membros de organizações policiais, na época carentes da disponibilidade no mercado brasileiro de um produto que fosse mais qualificado para uso em operações de resgate e salvamento ou mesmo para um uso continuado no dia-a-dia que proporcionasse conforto com durabilidade. Desta forma, logo diversos órgãos policiais e de segurança começaram a utilizar e se beneficiar da possibilidade de trabalhar com produtos de superior qualidade disponível no Brasil.
A linha completa pode ser vista na internet, no endereço: http://www.quartela.com e http:// http://www.arroyo.com/ .Nestes sites muito bem elaborado, o visitante poderá ver que a empresas tem uma constante preocupação pela evolução e aprimoramento de seus produtos, existindo até um tópico chamado de “constante evolução”, onde a empresa demonstra o interesse em estar alterando as características construtivas de sua linha, em acordo com as necessidades de seus consumidores. Esse tipo de preocupação empresarial, além da variada linha de produtos a disposição dos consumidores, são pontos de destaque competitivo para qualquer empresa que se destina a conquistar e manter o mercado. E o melhor de tudo isso é que as empresas genuinamente nacional, disposta a atender bem o mercado brasileiro, sem preferência para o mercado estrangeiro.
Não esqueça de participar das enquetes do Blog é muito importante a sua participação, e você também tem a opção de deixar o seu comentário pessoal logo abaixo da matéria publicada como também de cadastrar o seu e-mail e receber informação e novidades.
Fonte: Revista Magnum oy/nov 2001
O mercado de botas táticas está se aprimorando em função da maior procura por parte de policiais e agentes de segurança. Novos fabricantes estão entrando no mercado como é o caso das botas táticas NÔMADE que oferecem alguns modelos novos. O que chama a atenção nas Nômade é o conforto. No final do dia de trabalho a gente tem a sensação que andou de tênis o dia inteiro. Tem modelos de cano alto, médio e baixo e um modelo que é semelhante ao usado pelo Grupo GSG9 da Alemanha. Ver no site www.botastaticasnomade.com.br
ResponderExcluirEu acho que a tecnologia esta ajudando e muito na area da segurança e o conforto para o agente de segurança ajuda tambem no desempenho do do profissional.
ResponderExcluir