SEGURANÇA ELETRÔNICA
1. Introdução sistema de
alarme
São compostos por um
conjunto de equipamentos eletrônicos que controlam movimentações em horários
não permitidos ou emitem sinais de emergência silenciosos com o objetivo de
avisar uma atitude e/ou ação suspeita.
Alarmes são sistemas de
detecção que têm como objetivo inibir e prevenir a entrada de pessoal não
autorizado em uma determinada área. É importante salientar que o sistema de
alarme não forma barreiras, apenas indica uma situação adversa sendo de suma
importância à cumplicidade do usuário para seu perfeito funcionamento.
2. Componentes do sistema de
alarme monitorado
Seu sistema de alarme é
composto pelos seguintes equipamentos, dependendo de sua necessidade:
2.1 - Painel de Alarme
Visto como o cérebro de seu
sistema de alarme. Controla, envia e recebe sinais dos sensores espalhados no
imóvel. O painel de alarme é dividido por “zonas” ou “setores” que identificam
com precisão o ambiente violado. E por ser micro-processado é totalmente
programável, como opção por zonas 24 horas e modificação da temporização de
entrada e saída. Gerenciado por um teclado, permite inclusão de operações como
arme, desarme e verificação de status.
2.2 – Bateria
Permite o funcionamento de
seu sistema caso ocorra uma falta de energia. Essa bateria é constantemente
monitorada pelo painel de alarme que avisa caso sua carga esteja baixa necessitando assim sua troca.
2.3 – Sirene
Na detecção de um evento, a
sirene emite um sinal sonoro de 120db, com o intuito de inibir uma possível
invasão, existe hoje no mercado sirenes que disparam por um período curto até que o sensor detecte outro movimento para disparo, este método tem como finalidade não perturbar a vizinhança, havendo movimento de pessoas após o primeiro disparo a sirene irá somente acionar novamente se houver presença de pessoa no local.
2.4 – Sensores
São os dispositivos que
identificam alguma movimentação. Existe no mercado diversos tipos de sensores dependendo da
sua necessidade. Devem ser necessariamente supervisionados por você cliente,
avisando a central caso alguma manutenção seja necessária, como queda do
equipamento ou alteração do ambiente em que ele se encontra. Sem o perfeito
funcionamento dos mesmos não é possível a identificação de movimentações,
podendo até ser um transtorno para o sistema com disparos em falso. Procure
sempre, indispensavelmente, manter o ambiente monitorado isolado de correntes
de ar, que é o maior problema em acionamentos equivocados.
2.5 - Botão de Pânico
Equipamento que quando
acionado avisa a central de monitoramento sobre alguma emergência. Caso possua
este dispositivo teste-o constantemente e lembre-se que após acionado,
providencias serão tomadas, portanto fique atento ao toque do telefone, geralmente fica a dica de antes de testar avisar a empresa que se trata de um teste.
3. Monitoramento Eletrônico
Consiste na recepção e
análise dos sinais enviados pelos equipamentos instalados no local monitorado.
Este envio pode ser de duas formas:
a) Linha Telefônica;
b) GPRS (Transmissão sem
fio).
Em ambos os casos dependemos
de serviços prestados por empresas de telefonia, sobre os quais não temos
controle. Caso você tenha optado pela transmissão por linha telefônica
lembre-se que ela é o único meio de transmissão entre seu alarme e a central de
monitoramento, estando sujeito ao não recebimento do evento caso este meio seja
sabotado ou tenha algum problema técnico. Já com a transmissão via GPRS
utilizamos a rede GSM de celular para transmissão dos eventos, ficando a linha
telefônica com status de backup.
4. Disparos Falsos
Ao acionar seu sistema de
alarme verifique se todas as portas e janelas estão devidamente fechadas, os
maiores índices de alarmes falsos são causados por correntes de ar muito
bruscas ou pequenos animais que entram no imóvel.
Veja o texto retirado do
site da ABESE (Associação Brasileira de Empresas de Sistemas Eletrônicos de
Segurança):
“O maior problema no
monitoramento de alarmes, tanto comercial como residencial, consiste no que
chamamos de alarmes falsos”. O conceito de alarme monitorado é simples: o
equipamento instalado no local, quando detecta algum problema através de seus
sensores, emite um sinal que é enviado para uma central de monitoramento 24
horas, que, dependendo do caso, aciona as pessoas responsáveis ou os órgãos
competentes para a tomada de ações e a consequente solução do problema. O
alarme falso surge justamente quando o painel de controle detecta indevidamente
um sinal, enviando-o para a central de monitoramento, que irá acionar as
pessoas responsáveis, como também a polícia, que deslocará para o local uma
viatura. Neste caso, ocorrerá o uso indevido de um órgão público, que poderia
estar atendendo a uma ocorrência de real emergência no mesmo momento. Sendo
assim, o alarme falso gera um despacho policial falso, ou seja, uma notificação
de crime as autoridades sem a evidência de um acontecimento criminoso.
O sinal falso do alarme
acontece basicamente por três fatores: problema no equipamento, incluindo má
qualidade do equipamento e da instalação; condições climáticas e por manuseio
indevido do usuário (inexperiência ou erro). Dos alarmes falsos, 95% são
causados pelos próprios clientes. Os alarmes falsos têm como maior consequência
à falta de credibilidade do sistema eletrônico de segurança, ameaçando a imagem
do setor e das empresas que prestam os serviços na área, pois tanto os novos
possíveis usuários, como as autoridades competentes terão a errônea ideia de
que o sistema não funciona. Os sistemas eletrônicos de segurança têm função
preventiva e são instalados para evitar ou acompanhar, quando monitorados,
roubos, vandalismo, assaltos, fogo, emergência médica, linha de montagem e
níveis tóxicos ou de temperatura, entre outros.
Dados fornecidos pelas
centrais de monitoramento mostram a eficiência do sistema: a cada 100
tentativas de furtos em estabelecimentos com alarmes, 94% fracassam; o número
de estabelecimentos roubados sem alarmes é três vezes maior e a quantidade de
bens roubados em estabelecimentos sem alarmes é 10 vezes maior que os que
possuem alarme.”
5. Serviços
Geralmente as empresas de alarmes e monitoramento oferece uma variedade de serviços de segurança além do monitoramento o qual fica disponível aos seus clientes através de folders ou site.
5.1 - Controle de Abertura e
Fechamento (Arme e Desarme)
Este serviço tem como
objetivo identificar um esquecimento de arme do sistema ou uma desativação fora
do horário habitual. Por exemplo, caso você esqueça-se de ativar seu alarme,
entraremos em contato no local para verificar se ainda há alguém, caso
realmente não tenha mais ninguém, será solicitado que efetue o arme do sistema.
Podemos exemplificar também outra situação, caso você desative fora de um
horário predeterminado, entraremos em contato para verificar a divergência de
hábito.
5.2 - Checagem de Unidade
Volante
Caso seu alarme dispare à empresa contratada por você envia um automóvel com equipe tática para constatar alguma evidência de anomalias
em seu estabelecimento. Este serviço tem função exclusiva de averiguar o local
guarnecido e dar o primeiro atendimento ostensivo, caso constaste alguma irregularidade e acionado a polícia para preenchimento do B.O e feito todo tramite operacional de guarda do patrimônio.
5.3 - Monitoramento por GPRS
Este serviço proporciona
maior tranqüilidade na recepção do sinal de alarme não dependendo apenas da
linha telefônica. Evitando o não recebimento do sinal caso ocorra uma falha em
linha ou alguma sabotagem.
5.4 - Manutenção Preventiva/Corretiva
Este serviço proporciona
maior segurança ao Cliente, tendo em vista que uma Equipe Técnica efetua
manutenções constantes em seu sistema de alarmes, evitando assim uma falha
inesperada.
5.5 - Relatório On-Line
Visualize todos os sinais de
seu sistema de alarme através da internet no site da empresa contratada. Essas informações geralmente ficam disponíveis
para acesso em um período de trinta dias ou solicitando um relatório mensal.
Fonte de pesquisa:
http://www.newlineseguranca.com.br/site/noticias/alarmes-monitorados-o-que-sao-e-como-funcionam/
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