ARMAS E MUNIÇÕES
O instrutor de tiro Sr Edubrunal responsável pela
matéria que iremos ler e que ministra aula de tiro policial com pistolas no
calibre 40 S&W, os alunos afirmam que preferem trabalhar com o calibre
9x19mm do que com o calibre .40. Pois ouviram dizer que o .40 não é capaz de
transfixar a lataria de um veículo e o calibre 9 mm consegue isso com
facilidade. Para essa afirmação eles estão pensando para o calibre .40 a
munição da GOLD da CBC (EXPO) e para 9 mm a munição 9 mm Luger (EXPO), pois são
as usadas em nossa corporação da policia.
Na realidade a grande maioria deles nunca sequer trabalhou
com uma arma calibre 9 m, pois elas são restritas às unidades especializadas ou
para os Oficiais da PM, além de ser um calibre de uso restrito das FFAA –
Forças Armadas. Essa afirmação é apoiada em uma lenda que corre nas fileiras
milicianas que o calibre .40 não é capaz de perfurar a lataria de um veículo.
De plano eu, Edubrunal refuto essa afirmação enganada dando o meu
relato pessoal e profissional, falando sobre as ocorrências policiais onde
precisei disparar contra veículos, usando uma pistola IMBEL MD5 ou uma pistola TAURUS
640, ambas no calibre .40 e a lataria do carro foi perfurada, atingindo os
ocupantes do carro, ou seja, o objetivo desejado foi conseguido.
Durante uma instrução de rotina aproveitou a turma
de Cadetes para mostrar de maneira prática se realmente o calibre .40 S&W é
capaz ou não de perfurar a estrutura de um carro. Para isso foram usadas várias
armas e calibres diferentes, que serão mostrados um a um, disparos contra a
porta de um Honda Civic a 10 metros de distância. Decidimos usar um carro
atual, considerando que os veículos antigos possuem a lata mais grossa e
também, pois o mais comum é encontrar veículos novos nas ruas.
Os disparos foram
feitos pelos próprios alunos.
O primeiros disparo foi feito com uma PT 100 da
TAURUS com a munição .40 Trainer que, segundo o fabricante é uma munição
apropriada para treinamentos, pois é carregada com menos pólvora. Porém, se
você passá-la pelo cronógrafo a diferença de velocidade entre ela e as outras
munições .40 da CBC é muito pequena e você sente o recuo dela muito próximo ao
recuo das munições com carga normal.
Durante o teste também ocorreu o mesmo. A munição
Trainer se comportou de maneira muito semelhante as outras munições. Faz-se
necessário lembrar que essa munição não é feita para o uso operacional das
forças policiais, ela é usada apenas apenas para treinamentos.
Pistola TAURUS PT 100
Perceba que houve a transfixação da porta
Nesta etapa foi
usado uma pistola TAURUS 24/7 G2, de 4 polegadas e ainda a munição Trainer .40.
Também aconteceu a perfuração da porta.
Pistola Taurus 24/7G2
Neste processo
usou-se uma pistola TAURUS 840, de 4 polegadas e munição Trainer . 40 e a
transfixação da porta do carro aconteceu sem maiores problemas.
Pistola PT 840 TAURUS
PT 540 TAURUS
Nesta parte usamos
um revólver TAURUS de 3 polegadas e uma munição recarregada, ogival de chumbo,
calibre .38.
Por ser uma
munição e chumbo, com a ponta macia, não houve a transfixação da porta, apenas
o amassamento.
Projétil deformado após o impacto com a porta.
Ainda no revólver
TAURUS de 3 polegadas, agora usamos uma munição .38 EXPO+P, padrão da
Corporação e das empresas de segurança privada, calibre com boa transmissão de
energia e considerável poder de incapacitação. Ele facilmente atravessou a
lataria do veículo.
Agora voltamos
para a pistola 640, mas vamos usar desta vez munição .40 GOLD CBC. Essa é a
munição que gera a insegurança na questão de transfixação de veículos. Os
alunos pensam que pelo tamanho do buraco na ponta do projétil, ele não é capaz
de atravessar a porta.
PT 640 TAURUS
O
próximo disparo foi realizado com uma PT 100 TAURUS, com munição calibre .40
Copper Bullet CBC. Esta munição é um bloco único de puro cobre com ponta oca
(EXPO), e segundo o fabricante, ele pode ser disparado em alvos atrás de vidros
e portas de madeira e materiais próximos dessa densidade que a sua trajetória
não será desviada. Colocamos também uma garrafa com água atrás da porta do
carro para testar se realmente a trajetória se mantém, como o fabricante
afirma.
PT 100 TAURUS e munição Copper Bullet
Percebemos que as duas chapas da
porta foram atravessadas e a garrafa de água foi atingida e bem atingida. O
buraco feito pela munição foi grande. Vê-se que a transmissão e energia para o
objeto foi considerável.
O teste apresentado foi feito para
responder uma única pergunta, se o calibre .40 S&W é capaz de perfurar a
estrutura metálica de um veículo. Vimos que apenas o calibre .38 ogival, ponta
de chumbo não conseguir atravessar a porta. Os outros calibres conseguiram
transfixar a porta e no caso do Cooper Bullet atingiu inclusive o alvo que
estava atrás da porta.
Temos que destacar que esse teste
não é a verdade final no que diz respeito ao poder incapacitante do calibre .40
ou de sua capacidade de transfixar portas de veículo.
Tanto
o PODER DE PARADA quanto a capacidade de atravessar objetos são ditos não por
quesitos estanques e fechados. Inúmeras variantes devem ser consideradas quanto
pensamos nisso. A mensuração desses conceitos não é uma conta exata e perfeita,
o resultado de um disparo nunca será igual ao outro, mesmo que sejma feitos no
mesmo alvo.
Fonte de pesquisa:
http://1911armasdefogo.com/2012/12/03
/teste-balistico-calibre-40/
Matéria: Edubrunal
publicado em: 28/12/2012
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