INFORMAÇÃO
Os aeroportos estão
colocando como grande prioridade o investimento em TI para segurança dos
passageiros e do aeroporto, com 50% de classificação como alta prioridade,
acima dos 37% no ano passado. De acordo com a pesquisa Airport IT Trends Survey
2016, o extenso estudo anual das tendências de TI dentro da indústria
aeroportuária mundial co-patrocinado pela SITA e pelo Conselho Internacional de
Aeroportos (Airports Council International, ACI), em associação com a Airline
Business.
Para muitos aeroportos, o
foco de investimento se deslocou para a segurança, na sequência das tensões
regionais elevadas, algumas das quais visam diretamente o voo. Enquanto o
investimento em tecnologia de processamento de passageiros ainda é a prioridade
número um para os aeroportos, que caiu de 73% em 2015 para 59% este ano, a segurança
aumenta em prioridade.
A pesquisa mostra que o
autosserviço e o ceular dominam a paisagem do aeroporto. Este ano, pela
primeira vez, a pesquisa da SITA indica que a maioria dos aeroportos em todo o
mundo fornecem autoatendimento no check-in para passageiros e malas. Olhando
para o futuro do autoatendimento, vai continuar a dominar com dois terços dos
aeroportos planejando grandes investimentos em TI nesta área. A influência
crescente do celular também é evidente, com quase todos os aeroportos em todo o
mundo (90%) criando um grande programa ou um projeto relacionado aos serviços
móveis e 74% experimentando ou pilotando tecnologia baseada em localização do
contexto nos próximos cinco anos.
Matthys Serfontein,
vice-presidente de Soluções de Aeroportos da SITA, diz: "As tendências da
tecnologia nos aeroportos refletem o mundo em mudança. Os investimentos para
apoiar passageiros e segurança do aeroporto estão em alta, enquanto as
crescentes exigências do viajante conectado para self-service e serviços móveis
também estão sendo atendidas.
Este ano, vamos ver uma
mudança em que os aeroportos também estão olhando para a tecnologia para gerar
receita não aeronáutica. Em 2019, 84% esperam ganhar dinheiro, permitindo a
aquisição de serviços aeroportuários através do seu aplicativo móvel. E há
também uma tendência clara de prestação de serviços públicos híbridos de wi-fi,
que combinam a conveniência de limitar acesso wi-fi com ofertas comerciais. Ao
longo dos próximos três anos, a proporção de aeroportos planejando oferecer
acesso irrestrito wi-fi vai cair de 74% para 54%. Esta mudança é impulsionada
principalmente pelos aeroportos na América do Norte e no Oriente Médio ".
Uso do quiosques de serviços
para gerar receita, além do check-in e coleta de bagagem, também aparecerá nos
aeroportos do mundo. Hoje, um número muito pequeno de aeroportos tem quiosques
que possibilitam ao passageiro fazer download de conteúdo digital, como os
últimos filmes, antes de embarcar no voo, mas em 2019, 30% planejam fazer.
Nesse mesmo momento, 42% também esperam ter quiosques que permitem transações
de vendas.
A pesquisa da SITA tem um
olhar a mais na transformação digital do aeroporto para explorar áreas como
wearables, biometria, robótica e serviços sensíveis ao contexto e como
aeroportos pretendem usar estas tecnologias inovadoras ao longo dos próximos
cinco a dez anos. À luz do aumento do foco na segurança, não é surpreendente
que seja alto o interesse em tecnologia biométrica, que suporta o processamento
rápido e seguro de passageiros. Mais de um terço dos aeroportos vai investir em
projetos de token biométricos de viagens individuais, nos próximos cinco anos,
saltando para a maioria (52%) dentro de uma década.
Estes resultados são da 13a
Annual SITA Airport IT Trends e refletem os pontos de vista mais de 225
aeroportos, que, juntos, gerenciam 36% do tráfego global ou 2,3 bilhões de
passageiros. Este ano, 50% dos entrevistados estavam em aeroportos presentes na
lista de TOP 100 em termos de receita.
Mais detalhes sobre a
pesquisa estão disponíveis aqui e todas as sondagens da indústria realizadas
pela SITA podem ser acessadas no www.sita.aero/resources/type/surveys-reports
Sobre
a SITA
A SITA é uma provedora de
comunicação e soluções de TI que transformam as viagens aéreas por meio da
tecnologia para as companhias aéreas, aeroportos e aviões. O portfólio da
empresa abrange desde comunicações globais, serviços de infraestrutura para eAircraft,
gestão de passageiros, bagagem, self-service, aeroporto e soluções de gestão de
fronteiras. Formada por mais de 400 membros da indústria de transporte aéreo, a
SITA tem uma compreensão única das suas necessidades e coloca uma forte ênfase
na inovação tecnológica.
Quase todas as companhias
aéreas e aeroportos em todo o mundo fazem negócios com a SITA e suas soluções
de gerenciamento de fronteira são usadas por mais de 30 governos. Com presença
em mais de 1.000 aeroportos em todo o mundo e uma equipe de 2000 pessoas, a
SITA oferece um serviço inigualável para mais de 2.800 clientes em mais de 200
países.
Em 2015, a SITA teve receita
consolidada de US $ 1,7 bilhão. As subsidiárias da SITA e joint ventures
incluem SITAONAIR, CHAMP Cargosystems e Aviareto.
Para mais informações, vá
para www.sita.aero
Fonte de pesquisa:
http://www.segs.com.br/veiculos/34857-seguranca-cresce-como-prioridade-para-investimentos-em-tecnologia-nos-aeroportos-do-mundo.html?utm_source=ALLINMAIL&utm_medium=email&utm_content=139224840&utm_campaign=Newsletter_-_6&utm_term=__.qbv.nm.lsl.w.ytd.g.qvx.gbl12bs.v.x.yw5i.yh.j.hdn.v2cj.v.gd
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