FORÇAS AMADAS
Há 12 sedes de jogos da Copa
2014 no Brasil, muitas em cidades localizadas na costa do litoral brasileiro,
tais como Fortaleza, Natal, Recife, Salvador e em próximos a grandes rios como
Manaus.
Porém, só uma sede tem o
estádio às margens do mar ou rio, que é Porto Alegre. Aliás não um, mas dois, o
estádio oficial Beira-Rio para os jogos
e a Arena do Grêmio, usada para treinamento das seleções.
O estádio Beira-Rio está nas
margens do agora reconhecido pelos geógrafos como Lago Guaíba.
Para mostrar este ineditismo
e caso único dos sistemas de segurança e defesa adotados pelos Centros de
Defesa de Área em todo o país o DefesaNet acompanhou as ações do 5º Distrito
Naval, durante o jogo Holanda e Austrália (18JUN14).
Um fria manhã, com água
gélida e um forte vento persistente tornavam a navegação no Lago Guaíba muito
similar ao nível 1 de ondas em ambiente oceânico.
A localização do estádio na
parte mais ampla do Lago dependendo do vento pode tornar as ondas bem
problemáticas para a navegação. Em especial pela baixa profundidade em muitos
locais e pedras no leito do lago..
Passam pelo canal do Lago
embarcações carregadas de produtos químicos e petroquímicos para o Polo
Petroquímico de Triunfo, graneleiros e conduzindo adubos assim como uma linha
de passageiros em catamarans, ligando Porto Alegre à cidade de Guaíba. Todo o
fluxo de grandes barcos está em transito para ou do Porto de Rio Grande.
O
controle foi estabelecido no eixo Norte – Sul.
A primeira preocupação é com
a regularidade e controle da navegação convencional. Documentação e registros
das embarcações são verificadas ao passarem pelo Farol de Itapuã (Posição SUL), divisa do lago Guaíba e Lagoa dos Patos
e próximo à ponte do Guaíba (Posição Norte).
Assim o local onde está o
estádio Beira-Rio fica totalmente sob controle para as navegação das grandes
embarcações.
Participam
desta atividade as seguintes embarcações:
- R-21 Rebocador de Alto-Mar Tritão (ao largo do estádio
Beira Rio);
- V-15 Corveta
Imperial Marinheiro, e,
- H-18 Navio-balizador Comandante Varela (junto à Travessia
Guaiba) (parte Norte).
Para uma segurança
aproximada ou ameaças assimétricas e no caso de alguém tentar furar o círculo
de segurança no entorno ao estádio Beira-Rio por água, ou outra situação.
Neste caso são empregadas
oito lanchas e inclusive Jet-skis pela maior velocidade e rapidez de
intervenção. Porém, a forte correnteza, com as últimas chuvas carregam muitos
objetos, que ficam parcialmente submersos podendo tornar perigosa a navegação
para barcos rápidos e leves.
Do ar um helicóptero Esquilo
do Grupamento baseado em Rio Grande vigia a área incorporando-se ao demais da
Brigada Militar e Exército.
A ação é comandada pelo Vice-Almirante, Leonardo Puntel, Comandante
do 5° Distrito Naval, no Lago Guaíba. Participa também a Capitania dos Portos
de Porto Alegre, liderada pelo Comandante Zampieri Ao todo são mobilizados cerca de 400 homens,
entre marinheiros destes 40 são Fuzileiros Navais.
Ações terroristas? Nesta
parte a MB simplesmente informou que é responsabilidade da Polícia Federal.
Também não confirma se há membros dos GRUMEC (Grupamento dos Mergulhadores de
Combate) para abordagem.
Ele trabalha em cooperação
estreita com a Polícia Federal, que também possui barcos-patrulha no Guaíba e
Jacuí
Os navios e meios empregados
na segurança do Guaíba são em sua maioria subordinados ao Grupamento de
Patrulha Naval do Sul e empregados nas operações de busca e salvamento nas
águas do Sul do Brasil.
Fonte:http://www.defesanet.com.br/
Matéria: Nelson Düring e Ricardo Fan
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