"NÓS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA, NÃO QUEREMOS SER QUALIFICADOS E SIM OS MELHORES"

SUA PROTEÇÃO É A NOSSA PROFISSÃO

SUA PROTEÇÃO É A NOSSA PROFISSÃO

14 de jul. de 2010

O USO DE DETECTORES DE METAIS E SUAS FUNÇÕES

                                                             MATERIAL DE APOIO:

Os detectores de metais, utilizam campos eletromagnéticos para realizar a detecção de metais, ferrosos e até mesmo os não ferrosos. Tais equipamentos geralmente possuem ajustes de níveis de sensibilidade, para determinar o volume de metal a ser detectado e alguns possuem até mesmo a capacidade de selecionar o tipo do metal. Entre as principais aplicações dos detectores de metais, estão as de uso bélico, pelas forças armadas, para detecção de minas, tubulações e outros. Os detectores de metais ainda são utilizados em aeroportos, para controle do fluxo de metais, em eventos onde há um grande número de pessoas, em casas de câmbio, entidades bancárias, casas de shows, etc. Todas as aplicações dos detectores, nos locais anteriormente citados, referem-se ao controle de uso de armas de fogo, e até mesmo armas brancas. As penitenciárias, como não poderia deixar de ser, utilizam o equipamento com níveis de sensibilidade elevados para filtrar objetos metálicos ou com partes metálicas. Este ato previne a entrada de objetos não permitidos em tais ambientes. Neste caso os detectores utilizados têm a capacidade de detecção de metais até mesmo em cavidade corpórea e a partir de dimensões muito reduzidas.
TIPOS DE DETECTORES DE METAIS: As categorias para os detectores de metais são dadas a partir das aplicações destes equipamentos (separador de metais, segurança em aeroportos) ou pela forma em que são usados (manuais, industriais). Por exemplo, "detector de metais portátil", pode ser do tipo utilizado para revista pessoal, onde o manipulador do aparelho rastreia manualmente o corpo de outro indivíduo, ou então para prospecção de objetos metálicos no subsolo ou na superfície. Detectores para análise do subsolo, ou superfície ainda podem ter a variação de detectores para submersão, utilizados em pesquisas subaquáticas. Estes equipamentos são também muito utilizados na arqueologia.

DETECTORES INDÚSTRIAS:
Detector de metais para indústria alimentícia, acoplado a uma esteira transportadora São os equipamentos utilizados na indústria para prevenção de acidentes ou controle de qualidade. Estes aparelhos são utilizados com freqüência em linhas de produção da indústria alimentícia, onde têm a importante função de localizar pequenas partículas metálicas que possam estar contaminando os alimentos. Outros setores que se beneficiam do uso dos detectores industriais são: farmacêutico, petroquímico, extrativista, têxtil, empresas ligadas ao setor primário, etc. Os detectores de metais de uso industrial, têm papel importante no processo produtivo das empresas, geralmente são acoplados a esteiras transportadoras e acionam alarmes visuais e sonoros quando detectam partículas metálicas, além de interromperem o funcionamento da esteira e até acionarem rechassadores automáticos do produto contaminado. DETECTORES TIPO PÓRTICO - porta giratória
Um detector de metais em modelo pórtico, muito utilizado em aeroportos e locais de segurança com grande fluxo de pessoas Os detectores de metais do tipo pórtico, são equipamentos formados por duas antenas e um gabinete central de processamento. As duas antenas, que são as laterais do pórtico compartilham um campo eletromagnético de baixa freqüência sendo uma lateral transmissora e outra a receptora. Este campo eletromagnético formado no interior do pórtico funciona como uma malha invisível que ao ser rompida por objetos metálicos, avisa o processador do equipamento, que por sua vez emite sinais sonoros e ou lluminosos. São comumente utilizados em conjunto com portas giratórias, torniquetes e outros meios físicos de controle de acesso. Desta forma, quando ocorre uma detecção, o detector de metais emite um sinal de relé que é interpretado pelo mecanismo da porta que aciona o travamento da mesma
Um detector de metais em modelo pórtico, muito utilizado em aeroportos e locais de segurança com grande fluxo de pessoas Os detectores de metais do tipo pórtico, são equipamentos formados por duas antenas e um gabinete central de processamento. As duas antenas, que são as laterais do pórtico compartilham um campo eletromagnético de baixa freqüência sendo uma lateral transmissora e outra a receptora. Este campo eletromagnético formado no interior do pórtico funciona como uma malha invisível que ao ser rompida por objetos metálicos, avisa o processador do equipamento, que por sua vez emite sinais sonoros e ou lluminosos. São comumente utilizados em conjunto com portas giratórias, torniquetes e outros meios físicos de controle de acesso. Desta forma, quando ocorre uma detecção, o detector de metais emite um sinal de relé que é interpretado pelo mecanismo da porta que aciona o travamento da mesma.
Em outra matéria iremos ver a polêmica da porta giratória e uma reportagem do programa Fantáastico da emissora Rede Globo acusando o despreparo dos profissionais de segurança nas agência financeiras em questão do aparelho.
Participe das enquetes do blog e caso queira deixe seu comentário abaixo sobre está matéria, sua participação é muito importante, obrigado pela visita.
Fonte: www.wikipedia.org.br Publicado: http://segurancaprivadadobrasil.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...