"NÓS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA, NÃO QUEREMOS SER QUALIFICADOS E SIM OS MELHORES"

SUA PROTEÇÃO É A NOSSA PROFISSÃO

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3 de jul. de 2015

TESTES BALÍSTICO CALIBRE.40, CALIBRE 38, CALIBRE 9MM, PODER DE PARADA, PT 100, PT 24/7, PT 24/7/2, TAURUS.

ARMAS E MUNIÇÕES 

O instrutor de tiro Sr Edubrunal responsável pela matéria que iremos ler e que ministra aula de tiro policial com pistolas no calibre 40 S&W, os alunos afirmam que preferem trabalhar com o calibre 9x19mm do que com o calibre .40. Pois ouviram dizer que o .40 não é capaz de transfixar a lataria de um veículo e o calibre 9 mm consegue isso com facilidade. Para essa afirmação eles estão pensando para o calibre .40 a munição da GOLD da CBC (EXPO) e para 9 mm a munição 9 mm Luger (EXPO), pois são as usadas em nossa corporação da policia.
Na realidade a grande maioria deles nunca sequer trabalhou com uma arma calibre 9 m, pois elas são restritas às unidades especializadas ou para os Oficiais da PM, além de ser um calibre de uso restrito das FFAA – Forças Armadas. Essa afirmação é apoiada em uma lenda que corre nas fileiras milicianas que o calibre .40 não é capaz de perfurar a lataria de um veículo.
De plano eu, Edubrunal  refuto essa afirmação enganada dando o meu relato pessoal e profissional, falando sobre as ocorrências policiais onde precisei disparar contra veículos, usando uma pistola IMBEL MD5 ou uma pistola TAURUS 640, ambas no calibre .40 e a lataria do carro foi perfurada, atingindo os ocupantes do carro, ou seja, o objetivo desejado foi conseguido.
Durante uma instrução de rotina aproveitou a turma de Cadetes para mostrar de maneira prática se realmente o calibre .40 S&W é capaz ou não de perfurar a estrutura de um carro. Para isso foram usadas várias armas e calibres diferentes, que serão mostrados um a um, disparos contra a porta de um Honda Civic a 10 metros de distância. Decidimos usar um carro atual, considerando que os veículos antigos possuem a lata mais grossa e também, pois o mais comum é encontrar veículos novos nas ruas.

Os disparos foram feitos pelos próprios alunos.

O primeiros disparo foi feito com uma PT 100 da TAURUS com a munição .40 Trainer que, segundo o fabricante é uma munição apropriada para treinamentos, pois é carregada com menos pólvora. Porém, se você passá-la pelo cronógrafo a diferença de velocidade entre ela e as outras munições .40 da CBC é muito pequena e você sente o recuo dela muito próximo ao recuo das munições com carga normal.
Durante o teste também ocorreu o mesmo. A munição Trainer se comportou de maneira muito semelhante as outras munições. Faz-se necessário lembrar que essa munição não é feita para o uso operacional das forças policiais, ela é usada apenas apenas para treinamentos.
 Pistola TAURUS PT 100
Perceba que houve a transfixação da porta 
Nesta etapa foi usado uma pistola TAURUS 24/7 G2, de 4 polegadas e ainda a munição Trainer .40. Também aconteceu a perfuração da porta.
Pistola Taurus 24/7G2
Neste processo usou-se uma pistola TAURUS 840, de 4 polegadas e munição Trainer . 40 e a transfixação da porta do carro aconteceu sem maiores problemas.
Pistola PT 840 TAURUS
 E agora usamos uma PT 640 COM 83 MM de cano e munição Trainer .40. Perceba que houve a perfuração da chapa de metal frontal e também da chapa interna.
 PT 540 TAURUS

Nesta parte usamos um revólver TAURUS de 3 polegadas e uma munição recarregada, ogival de chumbo, calibre .38.

Por ser uma munição e chumbo, com a ponta macia, não houve a transfixação da porta, apenas o amassamento.

Projétil deformado após o impacto com a porta. 
Ainda no revólver TAURUS de 3 polegadas, agora usamos uma munição .38 EXPO+P, padrão da Corporação e das empresas de segurança privada, calibre com boa transmissão de energia e considerável poder de incapacitação. Ele facilmente atravessou a lataria do veículo. 

Agora voltamos para a pistola 640, mas vamos usar desta vez munição .40 GOLD CBC. Essa é a munição que gera a insegurança na questão de transfixação de veículos. Os alunos pensam que pelo tamanho do buraco na ponta do projétil, ele não é capaz de atravessar a porta.
PT 640 TAURUS

 Veja que o disparo atravessou a primeira e a segunda chapa de metal da porta. Percebemos que ele perdeu um pouco a trajetória, desviando o projétil para a direita.
O próximo disparo foi realizado com uma PT 100 TAURUS, com munição calibre .40 Copper Bullet CBC. Esta munição é um bloco único de puro cobre com ponta oca (EXPO), e segundo o fabricante, ele pode ser disparado em alvos atrás de vidros e portas de madeira e materiais próximos dessa densidade que a sua trajetória não será desviada. Colocamos também uma garrafa com água atrás da porta do carro para testar se realmente a trajetória se mantém, como o fabricante afirma.
PT 100 TAURUS e munição Copper Bullet 
               Local onde os disparos serão executados.



            Percebemos que as duas chapas da porta foram atravessadas e a garrafa de água foi atingida e bem atingida. O buraco feito pela munição foi grande. Vê-se que a transmissão e energia para o objeto foi considerável.
            O teste apresentado foi feito para responder uma única pergunta, se o calibre .40 S&W é capaz de perfurar a estrutura metálica de um veículo. Vimos que apenas o calibre .38 ogival, ponta de chumbo não conseguir atravessar a porta. Os outros calibres conseguiram transfixar a porta e no caso do Cooper Bullet atingiu inclusive o alvo que estava atrás da porta.
            Temos que destacar que esse teste não é a verdade final no que diz respeito ao poder incapacitante do calibre .40 ou de sua capacidade de transfixar portas de veículo.
Tanto o PODER DE PARADA quanto a capacidade de atravessar objetos são ditos não por quesitos estanques e fechados. Inúmeras variantes devem ser consideradas quanto pensamos nisso. A mensuração desses conceitos não é uma conta exata e perfeita, o resultado de um disparo nunca será igual ao outro, mesmo que sejma feitos no mesmo alvo.

Matéria: Edubrunal publicado em: 28/12/2012




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