"NÓS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA, NÃO QUEREMOS SER QUALIFICADOS E SIM OS MELHORES"

SUA PROTEÇÃO É A NOSSA PROFISSÃO

SUA PROTEÇÃO É A NOSSA PROFISSÃO

22 de set. de 2011

A DISTORÇÃO DA MENSAGEM

RECURSOS HUMANOS
É muito comum dentro da comunicação humana que as pessoas não consigam expressar suas idéias de modo adequado ou que diferentes pessoas absorvam de modo diverso e eventualmente antagônico a mesma informação, no ramo de segurança não é diferente. Pode-se dizer que esse processo é responsável em grande parte pelos avanços feitos sobre informações antigas, pois cada ser humano possui ligações sinápticas completamente inéditas e exclusivas, que os permitem avaliar a situação por um prisma o qual o idealizador da informação provavelmente não vislumbrou.
No entanto, a face obscura desse conceito é o distanciamento que ele pode causar nas pessoas. É notável que, quanto mais a pessoa busca o conhecimento, aparentemente ela também aprende a se expressar melhor, porém o que acontece de fato é que a pessoa apenas aprende o que lhe é possível, e provável, que é a linguagem, ou seja, ao passo que ela começa a entender melhor os outros e dominar melhor a língua, suas idéias e conversações começam a ser mais complexas e mais passivas de distorção.
O sentimento de isolamento é uma unanimidade entre as pessoas que estão em constante fase de assimilação de conhecimentos, tanto porque a pessoa se torna naturalmente mais seletiva socialmente, quanto porque muitas vezes suas divagações e insights assumem um nível inexplicável e de difícil compreensão até para si mesmo. Como o ser humano tende a procurar relacionamentos com pessoas similares a ele próprio, a interação com pessoas que não o compreendam passa a ser sacrificante e a decisão obvia é o distanciamento.
Como salientou muito bem Aldous Huxley em “Portas da percepção”, o homem é uma criatura condenada à eterna solidão, pois sua língua jamais poderá sintetizar a complexidade de seus pensamentos. A lógica disso está basicamente no fato de que a informação sofre muitas alterações em sua forma original ao ser comunicada e porque sua distorção envolve uma série de fatores. Psicólogos especialistas em comunicação afirmam que três mecanismos básicos contribuem muito frequentemente para o comprometimento da mensagem, todos eles estão centrados em processos pessoais e focados na atitude do receptor para com o emissor, para com a mensagem e para consigo diante daquele conhecimento.
Esse tipo de informação às vezes pode parecer irrelevante (e de fato pode ser, é uma questão muito pessoal), porém esses processos comandam a forma como a informação cuidadosamente maturada em seu cérebro será recebida e possivelmente repassada no futuro. Os estudos de psicólogos apenas reafirmam o caráter estritamente pessoal da recepção da mensagem e demonstram que, durante a comunicação, o que fazemos é desenvolver uma interpretação própria das palavras de outro indivíduo, portanto é sempre prudente saber as fontes do conhecimento e desvincular qualquer pensamento próprio, as divagações subjetivas de cada indivíduo dizem respeito única e exclusivamente á ele próprio.
Fonte: Conversas e palestra "Psicologia da comunicação", por Shihan Claudio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...