"NÓS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA, NÃO QUEREMOS SER QUALIFICADOS E SIM OS MELHORES"

SUA PROTEÇÃO É A NOSSA PROFISSÃO

SUA PROTEÇÃO É A NOSSA PROFISSÃO

13 de mai de 2010

DICAS DE COMO CUIDAR DO SEU CALÇADO


HIDRATAÇÃO 
Se você expõe couro a intempéries (sol, poeira), ele tende a se desidratar e ir rachando, criando uma aparência descuidada e envelhecida. Para hidratar seu coturno ou sapato (de couro!), uma vez ao mês lustre-o com lustra móveis de boa qualidade. Aqui no sul são chamados de lustra-móveis aqueles produtos, geralmente oleosos, usados para polir móveis de madeira. Esses produtos também costumam criar uma camada protetora sobre a superfície onde são aplicados, ajudando a protegê-la. É possível encontrá-los em versão sem perfume. Para aplicar o lustra móveis, utilize um pano comum, preferencialmente uma flanela, que esteja limpo. Dê um descanso de dois dias para o seu calçado.

GRAXA 
Depois disso, você pode aplicar a graxa, que é fundamental. Você vai precisar de a) uma latinha de graxa preta; b)uma escova de dentes MACIA; c)uma escova de cerdas macias para lustrar sapatos, do tipo que você encontra em sapatarias mesmo. Certifique-se de que o coturno ou sapato esteja LIMPO e SECO; a graxa só pode ser passada no mínimo DOIS DIAS após a hidratação que ensinamos no tópico anterior. Use a escova de dentes para tirar UM POUCO da graxa e passá-la sobre o couro.O coturno ficou fosco? Não se desespere! Com a escova de cerdas macias, aquela que você comprou com o sapateiro do bairro, faça movimentos rápidos e constantes de escovação em todo o exterior do sapato, quase como se estivesse varrendo com a escova. Faça isso até seu coturno criar algum brilho. Engraxe seu coturno ou sapato no mínimo duas vezes ao mês para mantê-lo conservado ou sempre que houver necessidade, a saber: uso constante (que destrói qualquer sapato mesmo) ou quando for molhado. Mas lembre-se de NUNCA engraxá-lo molhado. Caso você queira dar um brilho mais intenso em seu coturno ou sapato, poderá fazer o famoso ``VELAR ou QUEIMA VELA´´ que seria engraxar o coturno ou sapato com todos os procedimentos e antes de lustrar você passa uma vela acesa em todo o torno do calçado a uma distância de aproximadamente  5 cm o qual você notará que a graxa irá se derretendo  e fixando novamente no calçado, logo após este procedimento lustrar com a escova e passar uma flanela macia ou meia velha que é muito bom para lustre, fica uma dica importante sobre este procedimento faça a cada 15 dias, NÃO se recomenda fazer todos os dias pois o couro vem a rachar,  vindo  assim à  danificar o seu calçado.

VINIL/VERNIZ 
Por não serem tecidos convencionais e terem um acabamento plástico, vinil e verniz não podem ser lavados. Para limpar utilize um pano umedecido apenas em água. Guarde seu coturno ou sapato de vinil/verniz sempre dentro de um saco de TNT (fácil de encontrar e fácil de fazer) e evite que ele entre em contato com superfícies que possam riscá-lo, porque o material ficará marcado. Eu nunca testei o lustra móveis em peças de vinil/verniz e nem sei como reagiriam, mas se você quiser arriscar e depois dividir o resultado conosco, será muito bem-vindo!

COTURNO MOLHADO
Coturno ou sapato molhado - banho de chuva? Poça d’água muito funda? Encha seu coturno com jornal para que ele absorva a umidade e deixe secar à sombra, nunca no sol, ou o couro vai começar a rachar. 

Hidratação - repita o processo de hidratação semanalmente, se usar o coturno com muita freqüência; se for de uso esporádico, a peça pode ser hidratada quinzenal ou mensalmente. 

Graxa- não quer estragar suas unhas ou manchar suas mãos? Use luvas, mas não substitua a boa e velha graxa de lata por sprays ou similares oleosos que vendem no mercado, eles não têm o mesmo efeito.

Camurça - um tecido lindo para botas em geral (eu tenho duas assim), mas muito traiçoeiro. Não cometa erros: Fique atento não ouse passar graxa em camurça. Em lojas de calçados você encontra um spray específico para impermeabilizar camurça e também para couro. Para limpar, escova levemente umedecida em água, com movimentos para fora. Se molhar, vale a mesma regra do couro de deixar secar à sombra. 

Sílica- alguns calçados costumam vir com um discreto e aparentemente inútil saquinho branco na caixa. Não se livre dele; guarde-o junto com seu coturno. A sílica é um material que absorve a umidade

Fica uma dica na questão de amenizar o chulé, principalmente quanto ao uso de sapato ou coturno, quando for guarda-lo ou tirá-lo do pé faça o seguinte procedimento diariamente:
-  Retire a palmilha de dentro do calçado e deixar secar fora;
- Use sempre um talco desodorante antisséptico;
- Lave e enxugue bem os pés, principalmente no meio dos dedos;
- Deixar o calçado nos finais de semana ou folga no sol, sempre sem palmilha;
Tomando esses procedimentos básicos você irá amenizar o chulé e higiene de seus pés, faça e verá o resultado.

Participe das enquetes do Blog, gostou da matéria deixe seu comentário abaixo, caso queira seja um seguidor deste blog, sua participação é muito importante para que possamos melhorar, obrigado pela sua visita e indique aos seus amigos.

Publicado: http://segurancaprivadadobrasil.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...