"NÓS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA, NÃO QUEREMOS SER QUALIFICADOS E SIM OS MELHORES"

SUA PROTEÇÃO É A NOSSA PROFISSÃO

SUA PROTEÇÃO É A NOSSA PROFISSÃO

28 de jul. de 2009

INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA PESSOAL

DICAS DE SEGURANÇA
CAMINHANDO
Observe o que acontece ao redor (atenção 360 graus).Mantenha sempre 20 metros de distância de um elemento suspeito e observe as mãos dele (geralmente escondidas nos bolsos).
Se tiver que grita, não use ''socorro'' porque faz as pessoas ao redor recuarem, pois fica claro que há perigo. Grite o nome de alguém como ''Paulo''.O bandido achará isso incomum e pensará haver mais pessoas com a vítima.
Mude de calçada e observe o compartamento do suspeito.
Nunca desmonstre estar procurando um endereço. Use óculos escuros, ande rápido e no centro da calçadae, se puder, contra o sentido do trânsito (para perceber algum veículo suspeito). Mantenha a bolsa à frente do corpo.
ABASTECIMENTO NO POSTO Evite ir à noite.Observe, antes de entrar, s há movimentação estranha, como funcionários parados e nervosos.Se desconfiar de algo, não entre.
NO CAIXA ELETRÔNICO
Nunca use caixas eletrônicos à noite. Só use caixas em mercados, shoppings e outros locais com seguranças e público.
FAZENDO EXERCÍCIO Não use fones de ouvido ou algo que distraia a sua atenção. Mantenha-se distante de carros estacionados, arbustos e áreas mal iluminadas.
Não pare para dar informações nem se aproxime de carros. Indique um posto policial. Se sentir que deve responder, faça isso em movimento.
NO ESTACIONAMENTO O carro não deve conter adesivos que identifiquem onde você trabalha, estuda ou faz ginástica. Nunca fique dentro do carro estacionado. Ao entrar no veículo, dê a partida e só então ponha o cinto, ajuste o rádio, etc.
Nuca se aproxime se supreender alguém mexendo no seu carro.
Se, ao retornar ao carro, você observar um ''defeito'' que impeça o motorde funcionar, chame o socorro de sua confiança, pois alguém pode ter criado o ''defeito'' para ''ajudar'' você.
PARANDO NO SINAL A faixa central é a mais segura, pois o bandido ataca pelas calçadas ou pelo canteiro central. As primeiras fileiras são visadas para roubos de carro, as últimas para furtos de objetos.
DICA: Se o sinal estiver no amarelo ou vermelho venha reduzindo até que ele ande bem devagar ma sem parar, isto dá tempo para mudar o sinal para o verde e você avançar, evitando assim de parar no sinal, nunca fure o sinal além de ser uma infração de trÂnsito, você está pondo em risco a sua vida e de terceiros, este método é muito usado durante à noite.
Evite compras no sinal. Mesmo que o vendedor, não seja ladrão, você se distrai, abre o vidro e se expõe ao perigo.
Se suspeitar de algo, fique ''colado'' na lateral do carro à esquerda, não deixando espaço para abordagens.
DICA: Se o seu veículo tem ar-condicionado ou ar frio e quente, ande com os vidros sempre fechado, isto impossibilitará de aproximação estranhas e abordagens.
ALGUEM SEGUINDO Se notar algum suspeito, entre numa loja pouco comum (homens lojas de lingiere e mulheres em lojas de pesca, por exemplo). Se o suspeito entrar ou ficar do lado de fora, é provável que você esteja sendo seguido.
NAS COMPRAS Evite carregar muitos pacotes ou sacolas, para não ter as duas mãos ocupadas. Sacolas de compras devem ser carregadas junto ao corpo e do lado de dentro das calçadas. DICA: Não ter as duas mãos carregadas impossibilita de você fazer uma ligação de emergência, e até mesmo de correr.
PEGANDO TÁXI Use somente os serviços de táxi dos pontos ou cooperativas cadastrados. Grave sempre ao entrar no veículo o prefixo do táxi, ou placa.
DIRIGINDO Ocorrendo uma ''batidinha'' leve na traseira do seu carro, observe pelo retrovisor as pessoas que estão no veículo de trás. Se desconfiar, NÃO pare. Sinalize com as mãos para fora ou ligue o alerta para que que o motorista o siga até um lugar em movimento, dê preferencia a um posto de gasolina ou lugar de bastante movimentação como estacionamento de supermercados ou lojas. Se a intenção era assaltar, a pessoa não vai seguir. Se isso ocorrer à noite, não pare. Por mais deshumano que pareça, não pare para ajudar alguém à noite ou em locais de pouco movimento. Telefone para 190 e informe o local onde está a pessoa que necessita ajuda. Não deixe de ajudar, mas NÃO pare. Ao passar lombada, verifique, antes de reduzir a marcha, se há pessoas estranhas e deixe distância suficiente do veículo à frente para poder desviar caso ele pare para bloquear o seu veículo, você terá mais chances de fuga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...