"NÓS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA, NÃO QUEREMOS SER QUALIFICADOS E SIM OS MELHORES"

SUA PROTEÇÃO É A NOSSA PROFISSÃO

SUA PROTEÇÃO É A NOSSA PROFISSÃO

9 de jul. de 2009

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ARMAS NÃO LETAIS.

MATERIAL DE APOIO


BALA DE BORRACHA: Quando é usado = Para conter tumultos violentos em manifestações ou rebeliões. O que é = Como uma bala ``projétil´´ normal , ela tem uma cápsula com pólvora para impulsioná-la e uma ponta - a parte que atinge o alvo.A diferença é que a ponta não de metal como nas balas é de borracha. A vantagem deste material é que ele não perfura a pele.Mas bala de borracha pode causar ferimentos graves se atingir o rosto ou até mesmo ser fatal em pontos como a garganta.Por isso só deve ser dados em direção das pernas.

GÁS LACRIMOGÊNIO: Quando é usado = Para dispersar multidões e também em operações de resgate. O que é = Já chorou cortando cebola ? É essa sensação causada pelo gás lacrimogêneo.Ele parece uma granada e pode ser jogado com a mão ou com uma arma lançadora.Não confundir com as bombas de efeito moral.Estas podem ser de vários tipos: tem as que explodem fazendo só muito barulho , as que emitem luz intensa para ofuscar e as que soltam fumaça.Nada disso machuca ,mas,quando estouram ,as bombas soltam fragmentos que podem ferir.


SPRAY DE PIMENTA: Quando é usado = usado como armas de defesa pessoal ou para dispersar tumultos.É raro,mas também pode ser usado no resgate de reféns.Neste caso é lançado uma quantidade de gás no ambiente que está o sequestrador, mas também existe cápsulas de mão que pode ser lançado próximo do rosto das pessoas. O que é = gás que sai é chamado de agente OC ( Oleorisina capsicum ) Capsicum é um gênero de pimentas onde é extraída a capsaicina substância que causa forte irritação nos olhos e nas vias respiratórias.O efeito de um jato na cara pode durar até 40 minutos.


TASER: Quando é usado = tem função parecida com a do bastão de choque, imobilizando os agressores.A grande vantagem é que o taser pode ser usado a longa distância. O que é = Parece uma pistola comum , mas tem uma ``bala´´diferente.O gatilho aciona um sistema de ar comprimido e ainda regula uma descarga elétrica. Impulsionado pelo ar comprimido , dois dardos são lançados em direção ao alvo.Os dardos ficam conectados à pistola por fios metálicos que podem chegar a quase 11 m. Os dardos penetram 2,5 cm na pele transmitem descargas elétricas de até 50 mil volts - igual ao bastão de choque.È possível dar descargas contínuas mantendo o gatilho apertado.


BASTÃO DE CHOQUE: Quando é usado = Como arma de defesa pessoal ou em ações para imobilizar um fugitivo suspeito ou agressor. O que é = Popularmente conhecido como ``choquinho´´ , este pequeno aparelho emite descargas elétricas de até 50 mil volts, mas de baixa amperagem, o que só paralisa o agressor.Sua utilização é simples: não precisa mirar, nem nada , é só encostar o aparelho na pessoa o choque .Das armas listadas aqui é a única que não tem uso controlado no Brasil. Vem mais por aí ! Ainda em testes, novas armas que não matam parecem ser tirados do cinema, confira abaixo:


DISPARO SÔNICO: O que é = Inicialmente foi desenvolvido no meio militar como um equimamento de áudio para transmitir avisos a longas distâncias, sem deixar o som ``rachado´´, imcompreensível .Logo surgiu a idéia de transformá-lo em numa arma não letal para dispersar multidões, pois ele pode emitir um som insuportavelmente alto para o ouvido humano. Problema = Ainda em fase de testes. O grande desafio para os pesquisadores militares é que não dá para direcionar o som para uma área específica que se queira atingir.


ONDAS QUENTES: O que é = O ADS - sigla em inglês para ``sitema ativo de recusa´´ emite ondas invisíveis que penetram até 0,4 milimetro na pele. Essa radiação faz com que as moléculas de água da região atingida se agitem, princípio ´parecido com o do forno microondas ```queimando´´ a pele das pessoas e dispersando uma multidão. Problema = A pele tem várias espessuras. Nas pálpebras , é de só 0,3 milimetros e as ondas atingiriam os olhos. Além disso, numa multidão, as pessoas perto do ADS não conseguirão se afastar a tempo de evitar queimaduras graves. Fonte: mundoestranho.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...