"NÓS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA, NÃO QUEREMOS SER QUALIFICADOS E SIM OS MELHORES"

SUA PROTEÇÃO É A NOSSA PROFISSÃO

SUA PROTEÇÃO É A NOSSA PROFISSÃO

6 de out. de 2011

O APITO E SUA IMPORTÂNCIA !

 MATERIAL DE APOIO
Nesta matéria iremos ver a importância do apito no serviço de segurança e muitas outras áreas em que o apito é primordial para o bom desempenho de suas funções, quando pegamos o nosso uniforme no almoxarifado da empresa recebemos além do cinturão de guarnição completo o famoso apito com cordão e muitas das vezes não entendemos quando iremos utilizar e para que serve, na verdade ele é de grande valia no serviço de segurança, vejamos uma situação em que o vigilante ou guarda tem que avisar alguém longe de que algo está errado ou adverti-lo, para que o profissional de segurança não fique gritando no meio da rua ou pátio usamos o famoso apito que além de ser a maneira mais rápida e eficiente de aviso mostra sua presença no local.
O apito é um instrumento de sopro utilizado tanto para música, sinalização desportiva e de trânsito como também para sinalização de emergência, muito usado na área de segurança privada e pública por agentes de segurança. O som é produzido pela vibração do ar ao passar por uma aresta. Era tradicionalmente feito de madeira, mas hoje se usam apitos feitos de metais como o bronze. Alguns apitos têm buracos nos lados que são cobertos com os dedos para produzir diferentes tons. O executante pode controlar ainda a duração e a intensidade do som.
Na música, é utilizado principalmente no samba. O apito é usado tanto para tocar padrões rítmicos assim como para anunciar uma nova seção, o começo, ou o final de uma música. Em uma escola de samba o mestre de bateria é o responsável por esses sinais. Para ele, o apito - juntamente com o repenique - funciona como a batuta de um mestre de ópera. O apito é capaz de produzir sons fortes e fracos, longos e curtos, abertos e fechados, e todos são usados para adicionar variedade e cores aos padrões tocados. Ele também pode tocar um padrão repetitivo que funciona como parte do conjunto do grupo rítmico. 
Por seu grande volume sonoro, o apito pode ser usado em diversas outras funções de sinalização. Os guardas de trânsito podem utilizá-los para controlar o tráfego em cruzamentos. Também podem ser usados em ferrovias, navios e ambientes industriais ruidosos como forma de sinalização de segurança a longa distância.
Em situações de emergência o apito pode ser utilizado para chamar a atenção da equipe de resgate ou do grupo de pessoas que estão na excursão ou até mesmo pelo policial ou guarda para advertência de algo ilícito.  Em coletes salva-vidas de embarcações náuticas é comum ter um apito fixado em uma área do colete de fácil acesso.
Outro uso é na marcação e sinalização de faltas e erros ou para autorizar o início de jogadas em esportes de quadra ou de campo (Handebol, Voleibol, Futebol, Futsal, etc.). A duração, a altura e o número de silvos indicam e sinalizam as falhas.
Existem ainda apitos capazes de imitar o canto de diversos pássaros. Em geral são chamados depios e são utilizados para atrair pássaros para observação ou em caça.
Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...